quinta-feira, 6 de setembro de 2007

CIBEESPAÇO NA EDUCAÇÃO/SEMINÁRIOS

AULA 15/07/07
SEMINÁRIOS:
1-CIDESPAÇO NA EDUCAÇÃO ,INICIA COM UM FILME:REDE, ABORDA A INTERATIVIDADE COM PESSOAS E MÁQUINAS/DEMOCRATIZAÇÃO DO SABER+AMOSTRGEM DO CONCEITO CIBESPAÇO PELO GRUPO+CARACTERISTICAS DA CULTURA VIRTUAL.
O GRUPO AMANDA, SHEILA E ... FORAM MUITO FELIZES NA APRESENTAÇÃO
DO SEMINARIO COM COLOCAÇOES AMPLAS DIRECIONANDO OS COLEGAS AO PROCESSO REFLEXIVO DA VELOCIDADE DE MUDANÇA E ACESSO A VARIAS CULTURAS ATRAVÉS DA REDE ENVOLVENDO UM MAIOR NÚMERO DE PESSOAS, INSTITUIÇÕES,
TERRITÓRIOS,LEVANDO-NOS A UM PROFUMDO REEXAME DOS VALORES DA NOSSA CULTURA, DOS MODELOS PREEXISTENTES. INTERRESSANTE REVER: Á MAQUINA NÃO NOS DEIXA SÓ E SIM PROMOVE INTERAÇÃO MOVIMENTO QUE CRIA E DESFAZ. AS POSSIBILIDADES ESTÃO ABERTAS PARA TODOS OS LADOS, Á SUA DINÂMICA É DE ABERTURA , CULTURA TRADICIONAL/MODERNA ESTÃO IMBRICADAS UMA A OUTRA.

O SEGUNDO MOMENTO DO SEMINÁRIO RELATA SOBRE HIPERTEXTUALIDADE:
PRODUÇÃO ATRAVÉS DAS INFORMAÇÕES , NECESSIDADE DE CENTRALIZAR A INFORMAÇÃO, CANALIZAR AS POSSIBILIDADES DE EXTENÇÃO ATRAVÉS DA NAVEGAÇÃO, SUJEITO PARTICIPATIVO/ CRIA CONHECIMENTO, TRAZENDO PARÂMETROS DE LEITURA E CONHECIMENTO, PROCESSO INTERESSANTE É DO SUJEITO PODER RECRIAR/ CONSTRUIR DAR EXTENÇÃO AOS SEUS PENSAMENTOS
EXTERIORIZANDO SEUS CONHECIMENTOS PERMTINDO QUE OUTRAS PESSOAS COMPARTILHEM E NEGOCIEM SABERES, O CIBESPAÇO TENDE A TORNAR-SE A PRINCIPAL INFRA- ESTRUTURA /MEDIADOR PARA AS TRANSFORMAÇÕES DE ESFERA SOCIAL EM EMERGÊNCIA.
TERCEIRO PONTO DO SEMINARIO CULMINA COM TEMA EXTRA INTERRESSANTE ´´INTELIGÊNCIA COLETIVA: INICIA COM UMA DINÂMICA(MOSTRA AS DIFERENTES
COMPETENCIAS ENTRE AS PESSOAS E A DIFICULDADE DE SE VIVER EM GRUPO , MAS QUE PODEM SER SUPERADAS), SEGUE COM DISCUSSÃO EM GRUPO/SAÚDE, AQUECIMENTO GLOBAL, RITMO CAPITALISTA, TEMA ABRANGE UM MODELO DE EDUCAÇÃO EM ANÁLISE TEMOS QUE SER SUJEITOS DA NOSSA PRÓPR/RECRIANDO-OSIA AÇÃO, ABRAÇANDO CONHECIMENTOS/RENOVANDO-OS ,ESTADO DE DESPOSSESSÃO. SEGUNDO PIERRE LÉVY: QUANTO MAIS RÁPIDO SE DESENVOLVEREM OS PROCESSOS DE INTELIGÊNCIA COLETIVA, TÃO MAIS AMPLAMENTE AS MUDANÇAS
TÉCNICAS SERÃO ABSORVIDAS PELOS INDIVIDUOS E PELOS GRUPOS E TÃO MENORES SERÃO OS EFEITOS SEGREGADORES OU DESTRUTIVOS DO MOVIMENTO TECNO-SOCIAL.`` COM TODA ESSA DIVERGÊNCIA QUE TRÁS O CAPITALISMO, A LUTA OSTENSIVA PELO PODER EM TODOS OS AMBIENTES E RELAÇÕES , A INCLUSÃO DA INTELIGÊNCIA COLETIVA VEM SE APROXIMANDO CADA VEZ MAIS NA SOCIEDADE E A NECESSIDADE DE COMPARTILHAR EM GRUPO É MAIOR ACELERANDO ESSA MUDANÇA DE DOMINAÇAO, EXPLORAÇÃO OU ESTUPIDEZ COLETIVA: EU MANDO``.
A INTELIGÊNCIA COLETIVA FAVORECE A CULTURA CIBERNÉTICA, DIFICULTANDO PARA AQULES QUE NÃO TEM ACESSO SERÁ MESMO A CHANCE DOS OPRIMIDOS/ ESMAGADOS DE FALAR ,COMPARTILHAR NESTA SOCEIDADE CRUETA?

O QUARTO MOMENTO ABORDA A FIGURA DO RACK/ FERA EM MÁQUINAS.
A PERSPECTIVA NA FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO NO INDIVIDUO DAR-SE PELAS CIÊNCIAS COGNITIVAS,BASEADO NA ADAPTAÇÃO E FENÔMNOS DINÂMICOS, ABRANDE UM NOVO MODELO DE ENSINO-APRENDIZAGEM/PARTICIPAÇÃO/INTERAÇAO/INTERATIVIDADE NO QUINTO MOMENTO DE EXPOSIÇÃO DO GRUPO QUE DESCREVE O CONHECIMENTO ATRVÉS DE INFORMAÇÕES E COMPETENCIAS/COMPARTILHAMENTO/OU SEJA A COMUNIDADE VIRTUAL NOS PROPORCIONANO CIBESPAÇO, DISMISTIFICANDO O SENSO COMUM/NEGATIVIDADE VIRTUAL ,SOMOS TEMOS O QUE ATRAÍMOS, O IMPORANTE ´A CONSTITUIÇÃO DE COMUNIDADES/ REFLEXÃO / TROCAR E FORTALECER LAÇOS.

Um comentário:

Bonilla disse...

Olá Marilene,
agora vc conseguiu fazer uma reflexão sobre as discussões.
Está bom. Continue postando e aproveitando este espaço
um abraço